Notícias

Twitter diz que parte do código-fonte vazou na internet e Elon Musk apura o caso

'Vários trechos' do código foram publicados no Github, plataforma de propriedade da Microsoft


27/03/2023 18h30

Algumas partes do código-fonte que mantém o Twitter vazaram na internet, nesta segunda-feira (27), pela plataforma de mídia social. Segundo uma ação na Justiça americana, o bilionário Elon Musk está investigando informações sobre o responsável da situação. 

O problema se soma a outros que Musk tem enfrentado à frente da rede social. Na última sexta-feira (24), o bilionário disse aos funcionários em um e-mail que a rede social estava avaliada em cerca de US$ 20 bilhões, menos da metade do valor de compra.

De acordo com o documento, "vários trechos" do código-fonte do Twitter, que é usado para administrar a empresa, foram publicados no Github, plataforma de propriedade da Microsoft para compartilhamento de códigos para desenvolvimento de software. O Github disse que retirou o código na sexta-feira (24) a pedido do Twitter.

Leia também: São Paulo decreta luto oficial pela morte da professora no ataque em escola estadual

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de plataformas digitais que contém instruções para que o sistema funcione. A rede social pediu à Justiça dos EUA para ordenar ao Github a apresentação de "todas as informações de identificação" associadas ao nome de usuário FreeSpeechEnthusiast, que foi o usuário que vazou os dados, segundo o processo.

O Github não comentou o assunto. O site também não comentou há quanto tempo o código-fonte estava disponível publicamente. O Twitter também não se manifestou.

O vazamento foi revelado dias depois de Elon Musk anunciar que o Twitter vai abrir o código-fonte do algoritmo usado para sugerir postagens para os usuários. Segundo ele, o dispositivo poderá ser acessado a partir de sexta-feira (31).

Em fevereiro deste ano, Musk foi acusado de ter alterado o algoritmo do Twitter para favorecer seus tuítes. Segundo o site Platformer, o empresário estava descontente porque uma de suas publicações não teve o engajamento desejado.

Leia também: Secretário de segurança de SP diz que aluno planejou atentado com arma de fogo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro feridos em ataque à faca em escola de SP recebem alta de hospital

São Paulo decreta luto oficial pela morte da professora no ataque em escola estadual

Secretário de segurança de SP diz que aluno planejou atentado com arma de fogo

Legião Estrangeira desta quarta-feira (29) fala sobre a presença do PCC na Europa

Primeiro-ministro de Israel adia votação de reforma judicial após protestos