Notícias

Ministério da Saúde envia medicamentos para afetados pelas enchentes no Acre

Equipes de apoio também foram enviadas ao estado


29/03/2023 20h02

O Ministério da Saúde destinou, nesta quarta-feira (29) equipes de apoio e kits de medicamentos para atender a situação de emergência em Rio Branco, no Acre, após a capital do estado ser atingida por fortes chuvas nos últimos dias e sofrer estragos causados por enxurradas e enchentes.

Com o alto índice de precipitação, o nível do Rio Acre subiu mais de sete metros e deixou centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas, e outras regiões além da capital, como Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia, também sofrem com os danos causados pelas enchentes.

Leia também: Bolsonaro é intimado pela PF para depor em inquérito das joias da Arábia Saudita

Os kits com 32 tipos de medicamentos são suficientes para o atendimento de até 500 pessoas por três meses. Os insumos incluem, por exemplo, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras e seringas, além de hipoclorito de sódio (solução 2,5%), que pode ser usado para tratar a água para consumo humano.

Os kits contam, também, com medicamentos da Atenção Básica, antibióticos e antiinflamatórios que podem ser utilizados nas situações secundárias acarretadas pelo alagamento, como doenças respiratórias ou doenças transmitidas por vetores.

Além dos insumos, técnicos da pasta chegam nesta quinta-feira (30) ao estado para prestar apoio à população afetada pela chuva. Para atender a situação, o Ministério da Saúde destinou equipes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), com visita de técnicos do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos riscos associado aos Desastres (Vigidesastres) e do Diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Marcio Henrique de Oliveira Garcia.

Leia também: Brasil ganha mais de 72 km² de território em 2022

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) também atua na região, com equipes da Defesa Civil Nacional que vão auxiliar na realização dos planos de trabalho para a solicitação de recursos federais para assistências humanitária, restabelecimento de vias públicas, pontes e até mesmo reconstrução das casas das pessoas atingidas pelo desastre.

O MIDR reconheceu, no último sábado (25), a situação de emergência em Rio Branco, o que permite que os municípios solicitem recursos da pasta para ações que envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil ganha mais de 72 km² de território em 2022

Bolsonaro é intimado pela PF para depor em inquérito das joias da Arábia Saudita

Polícia Federal apreende 32kg de maconha em ação com cachorros

Comissão de Educação aprova política nacional de atenção psicossocial nas escolas

Vestidos de luxo do estilista de Beyoncé e Angelina Jolie são apreendidos pela Receita em SP