Notícias

Governo Lula deve suspender implementação do novo ensino médio

Aprovada em 2017, a Lei alterou as diretrizes e bases da educação nacional; além disso, ampliou o tempo mínimo do estudante na escola e flexibilizou a grade curricular


03/04/2023 16h52

O Ministério da Educação (MEC) deve suspender a implementação do novo ensino médio e a adaptação ao novo currículo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

A interrupção dura, inicialmente, até o fim da consulta pública sobre o tema. São 90 dias de prazo, que se iniciaram em março, e mais 30 dias para o MEC elaborar e publicar um relatório com as conclusões.

Segundo a Folha, uma portaria deve ser publicada nos próximos dias com a interrupção do prazo de implementação da medida.

Aprovada em 2017, a Lei n.13.415/2017 alterou as diretrizes e bases da educação nacional e propôs uma nova regra para o ensino médio com o direcionamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Apesar de ter sido aprovada em 2017, na época do governo Michel Temer, o novo ensino médio começou a dar os primeiros passos em 2022. As mudanças aconteceram de forma progressiva.

O novo ensino médio ampliou o tempo mínimo do estudante na escola e flexibilizou a grade curricular. Até 2024, quando os primeiros alunos do novo ensino médio terminarem a fase de ensino, terão cumprido 3 mil horas letivas.

As disciplinas individuais também passaram a ser trabalhadas por meio das áreas de conhecimento: Matemáticas e suas Tecnologias: Matemática. Linguagens e suas Tecnologias: Artes, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Legião Estrangeira fala sobre economia francesa nesta quarta-feira (5)

Proibição da abertura de novos cursos de medicina no Brasil deixará de valer nesta quarta (5)

Economia brasileira "vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo" em 2023, diz Lula

GDF decreta ponto facultativo para servidores públicos nesta quinta-feira (6)

Quinta-feira Santa é considerada feriado no Brasil? Entenda