Notícias

Defesa de Bolsonaro entrega terceiro pacote com joias sauditas em agência da Caixa

Os presentes foram enviados pelo governo da Arábia Saudita durante o mandato do ex-chefe do Executivo


04/04/2023 14h59

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro entregaram nesta terça-feira (4) o terceiro pacote de joias enviadas por autoridades sauditas ao Brasil como presente diplomático. As peças foram entregues em uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília.

A informação foi divulgada pelo ex-ministro Fábio Wajngarten, aliado de Bolsonaro.

Leia mais: MobizapSP, aplicativo público de transporte individual de São Paulo, atinge 192 mil inscritos

O pacote é, na verdade, o primeiro recebido pelo governo Bolsonaro, ainda em 2019. Os presentes enviados pela Arábia Saudita foram revelados pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Em 24 de março, a defesa de Jair Bolsonaro já tinha entregado às autoridades um outro kit de itens, recebido pelo então presidente em outubro de 2021, e armas dadas pelo governo saudita e mantidas no acervo de Bolsonaro desde 2019.

Segundo revelou o "Estadão", a caixa apresentada nesta terça possui: um relógio Rolex; uma caneta da marca Chopard prateada; um par de abotoaduras em ouro branco, com um brilhante cravejado no centro; um anel em ouro branco com um diamante no centro e outros em forma de “baguette” ao redor; e uma masbaha (um tipo de rosário árabe), feito de ouro branco e com pingentes cravejados em brilhantes.

Além do conjunto entregue hoje, um dos presentes são joias avaliadas em 3 milhões de euros, o que equivale a R$ 16,5 milhões. Os itens foram trazidos ao Brasil por uma comitiva do Ministério das Minas e Energia que esteve na Arábia Saudita, em 2021.

Além disso, o ex-presidente também recebeu uma pistola e o fuzil dos Emirados Árabes. Os objetos somam um valor estimado em R$ 57 mil e também foram entregues na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília.

Leia também: Austrália proíbe uso do TikTok em dispositivos do governo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MobizapSP, aplicativo público de transporte individual de São Paulo, atinge 192 mil inscritos

Austrália proíbe uso do TikTok em dispositivos do governo

Opinião fala sobre intolerância religiosa nesta quinta-feira (6)

Dias Toffoli, do STF, suspende cobrança da chamada “Taxa do Agro” em Goiás

Metodologia DIGIA aponta cinco passos para empresas melhorarem seu posicionamento digital