PF intima 80 militares para depor sobre atos golpistas de 8 de janeiro
General Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiou o Comando Militar do Planalto, também vai ser interrogado
10/04/2023 20h25
A Polícia Federal vai tomar o depoimento de cerca de 80 militares sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando pessoas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A informação foi divulgada pelo portal Uol.
Dentre os militares estão o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiou o Comando Militar do Planalto, e o tenente-coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandou o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).
Leia mais: Anderson Torres pede a Alexandre de Moraes revogação da prisão
Os depoimentos vão acontecer nesta quarta-feira (12). A corporação vai montar uma força-tarefa para conseguir ouvir todos os envolvidos.
Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que cabe à Corte julgar militares eventualmente envolvidos nos atos.
Ao fazer o pedido de investigação para Moraes, a PF afirmou que policiais militares ouvidos na 5ª fase da Operação Lesa Pátria "indicaram possível participação/omissão dos militares do Exército Brasileiro, responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo Batalhão da Guarda Presidencial".
A investigação quer apurar se houve falhas desses órgãos que permitiram a invasão e depredação do Palácio do Planalto.
REDES SOCIAIS