Notícias

Dilma Rousseff toma posse como presidente do banco dos Brics em Xangai, na China

Banco dos Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição


13/04/2023 06h22

Dilma Rousseff tomou posse como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como "banco dos Brics", nesta quinta-feira (13). A cerimônia aconteceu em Xangai, na China, e contou com a presença do presidente Lula.

O banco dos Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição. Originalmente, o banco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois, passaram a integrar a instituição Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

O mandato de Dilma como presidente vai até julho de 2025. Durante o discurso, ela reforçou a importância do papel do banco como financiador de projetos de desenvolvimento sustentável.

"Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países dos Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento", disse.

Leia também: Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dez meses

Alexandre de Moraes dá cinco dias para PGR se manifestar sobre pedido de soltura de Torres

Ainda segundo a ex-presidente do Brasil, a organização buscará financiar projetos com moedas locais, para privilegiar os mercados domésticos e evitar prejuízos com variações cambiais. Para presidir o banco, Dilma se mudou para Xangai.

Lula também discursou na cerimônia e afirmou que o banco dos Brics se impõe diante dos impactos negativos causados pelas mudanças climáticas, pandemia e conflitos armados.

"No Brasil, os recursos do Novo Banco financiam projetos de infraestrutura, programas de apoio à renda, mobilidade sustentável, adaptação à mudança climática, saneamento básico e energias renováveis".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dilma Rousseff toma posse como presidente do banco dos Brics em Xangai, na China

Alexandre de Moraes dá cinco dias para PGR se manifestar sobre pedido de soltura de Torres

Filho de ex-governadora é preso pela PF em avião que sobrevoava terra indígena Yanomami

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dez meses

“É preciso dar um basta aos disseminadores da violência”, diz ministro da Educação