Notícias

Tumba e capelas funerárias de 3,2 mil anos são descobertas após escavações no Egito

A tumba encontrada pertenceu a Paneshy, mordomo do templo dedicado ao deus Amon, e data de aproximadamente 1.250 a.C.


13/04/2023 06h46

Uma tumba e capelas funerárias de aproximadamente 3,2 mil anos foram encontradas no sítio arqueológico de Saqqara, ao sul do Cairo, no Egito. A descoberta foi feita por uma equipe de estudiosos do Museu de Leiden, na Holanda, e do Museu Egípcio, em Turim, na Itália.

Os especialistas acreditam que as descoberta os ajudarão a desvendar novas informações sobre a necrópole de Saqqara, que funcionava como cemitério de Mênfis, antiga capital egípcia.

A tumba encontrada pertenceu a Paneshy, mordomo do templo dedicado ao deus Amon, e data de aproximadamente 1.250 a.C., época em que o faraó Ramsés II estava no poder, de acordo com os historiadores.

Leia também: Dilma Rousseff toma posse como presidente do banco dos Brics em Xangai, na China

Filho de ex-governadora é preso pela PF em avião que sobrevoava terra indígena Yanomami

O nome e os títulos de Panehsy são mencionados em hieróglifos: "Panehsy de Mênfis" e "administrador do templo do (deus) Amon". As paredes de barro do grande túmulo são decoradas com relevos coloridos que mostram cenas de Panehsy, sua esposa Baia, sacerdotes e sacrifícios.

Já em uma das capelas descobertas, os historiadores encontraram a rara representação do dono da tumba com sua família. Em outra, uma estrutura de um metro quadrado, foi revelado o nome do proprietário, Yuyu, que é descrito como "o fabricante de folhas de ouro do tesouro do Faraó".

Por meio de comunicado, Christian Greco, diretor do Museu Egípcio, explicou que “a arqueologia hoje visa reconstruir a biografia desses objetos, para que se possa melhor compreender a história econômica e social do antigo Egito. A descoberta da capela de Yuyu é o exemplo disso: partes das portas deste monumento, hoje preservadas no Museu de Picardia, em Amiens [França], podem finalmente ser compreendidas e contextualizadas”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dilma Rousseff toma posse como presidente do banco dos Brics em Xangai, na China

Alexandre de Moraes dá cinco dias para PGR se manifestar sobre pedido de soltura de Torres

Filho de ex-governadora é preso pela PF em avião que sobrevoava terra indígena Yanomami

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dez meses

“É preciso dar um basta aos disseminadores da violência”, diz ministro da Educação