O PL entrou com um pedido de abertura de processo contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB/MA) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (13). A legenda acusa o parlamentar por quebra de decoro e alega que ele cometeu assédio contra a deputada Julia Zanatta (PL/SC).
O caso aconteceu na última terça-feira (11) durante uma sessão de comissão de Segurança Pública na Câmara. A parlamentar acusa o colega de abordá-la por trás e intimidar ao pé do ouvido.
"Me senti extremamente desrespeitada. Esse colega [Jerry] chegou por trás de mim e falou: ‘Respeite 40 anos de mandato’. Eu peço respeito ao meu primeiro mandato como mulher, nessa Casa, e não admito que alguém encoste em mim ou fale ao meu ouvido tentando me intimidar, intimidar meus posicionamentos", disse Zanatta em entrevista para Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Leia também: Boulos deixa de ser relator de MP do "Minha Casa, Minha Vida" após atrito na Câmara
No pedido, o PL afirma que o o ato de Jerry configurou “clara prática de importunação sexual, bem como um ato de violência política de gênero”.
O deputado usou as redes sociais para se defender da acusação. Ele explicou que pediu para Zanatta respeitar a deputada com quem debatia.
"As imagens que desmascaram a absurda acusação da deputada bolsonarista. Apelei a ela ali em meio a um tumulto que respeitasse a deputada Lídice da Mata 'que tem 40 anos de história nesta casa'", afirmou.
REDES SOCIAIS