Abril Azul Claro: Campanha conscientiza sobre o câncer de esôfago
Em geral, o tumor ocorre em pessoas acima de 50 anos, sendo mais prevalente em homens
19/04/2023 15h45
O Abril Azul Claro busca a conscientização sobre o câncer de esôfago. O tumor tem entre os principais fatores de risco o tabagismo, o refluxo gastroesofágico e o esôfago de Barrett, associados a hábitos de vida.
Leia mais: São Paulo anuncia a saída de Rogério Ceni
A doença tem cerca de 11 mil novos casos a cada ano e já atingiu personalidades como a apresentadora Mamma Bruschetta, que teve tumor retirado em cirurgia em 2019.
“O fumo, o consumo de bebidas alcoólicas com muita frequência, a obesidade e a infecção pelo HPV podem influenciar no desenvolvimento desse câncer”, diz o Dr. Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), especialidade que faz diagnóstico de doenças como o câncer.
Em geral, o câncer de esôfago ocorre em pessoas acima de 50 anos, sendo mais prevalente em homens. Os dois principais tipos são o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma.
“A existência do refluxo gastroesofágico pode provocar o chamado esôfago de Barrett, uma lesão considerada pré-cancerosa que acomete principalmente pessoas obesas e com histórico de refluxo gastroesofágico durante muito tempo”, explica o Dr. Klock
Nos estágios iniciais, o câncer de esôfago não manifesta sintomas. No entanto, é importante estar atento a manifestações como: dificuldade de engolir alimentos sólidos e líquidos, desconforto na região do peito, sensação de queimação, indigestão, náuseas, rouquidão, tosse persistente e perda de peso sem motivo aparente.
Leia também: Comandante do Exército classifica instituição como “apolítica, apartidária e imparcial”
REDES SOCIAIS