Presidente Lula pede desculpas às pessoas com deficiência após fala preconceituosa
A fala ocorreu durante encontro com os chefes dos Três Poderes, além de governadores e prefeitos, para tratar de ações de prevenção à violência nas escolas
23/04/2023 15h50
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu desculpas às pessoas com deficiência neste sábado (22). Na última terça-feira (18), o chefe do Executivo disse que pessoas com transtornos mentais têm “problema de desequilíbrio de parafuso”.
Leia mais: Lula retoma agenda oficial em Portugal com fórum empresarial
A fala do presidente ocorreu durante encontro com os chefes dos Três Poderes, além de governadores e prefeitos, para tratar de ações de prevenção à violência nas escolas.
“Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz, durante reunião sobre violência nas escolas. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir. É por isso que quero me retratar. Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Tanto eu quanto nosso governo estamos abertos ao diálogo”, escreveu Lula no Twitter.
O presidente fez as postagens após assinar 13 acordos de cooperação com o governo português, entre eles um que pretende criar mecanismos de intercâmbio de boas práticas na promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência.
Leia também: Jovem brasileira presa com drogas na Indonésia será interrogada no início de maio
REDES SOCIAIS