Notícias

Arthur Lira garante que projeto de lei das Fake News deve ser votado nesta semana na Câmara

Presidente da Câmara vê urgência para votação e conta com apoio de lideres partidários


24/04/2023 14h48

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP/AL) garantiu nesta segunda-feira (24) que o Projeto de Lei das Fake News deverá ser votado nesta semana. A proposta está parada há três anos e estava planejada para ser debatida no ano passado. Porém, a base governista barrou.

Com 42 artigos, o PL das Fake News propõe medidas para diminuir a disseminação de notícias falsas e aumentar as chances de punições aos responsáveis. O texto também prevê novas normas para funcionamento de serviços de busca, redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens.

Além de Lira, as lideranças da Câmara defendem uma votação de urgência, que pode ser levado ao plenário já na quarta-feira (26).

Leia também: Defesa de Anderson Torres solicita adiamento de seu depoimento à Polícia Federal

“Esse assunto já foi debatido sobre todos os aspectos. E não é justo para essa Casa que não tem o seu direito de imunidade material estendido para a internet para garantir o acesso dos parlamentares às redes sociais. Não é justo para essa casa não ter como não investigar quem planta terror na vida de nossos filhos nas escolas. Não é justo para essa casa não debater temas, porque mais uma vez. Nós não teremos a solução desse problema se esse assunto não vier ao plenário”, disse Lira.

O pedido de urgência ocorre em meio a onde de ameaças de ataques às escolas brasileiras nas redes sociais. Se aprovado no Congresso, o projeto será apreciado pelos senadores antes da sanção presidencial.

Leia também: Projeções do Banco Central sobem expectativa para a economia brasileira em 2023 e 2024

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita