O presidente Lula irá se encontrar nesta quarta-feira (26) com o rei da Espanha, Felipe VI, e com Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, em seu último dia de viagem à Europa.
Esta foi a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. O petista chegou na terça-feira (25) a Madri, depois de cumprir agenda em Portugal.
Na chegada à Espanha, Lula se reuniu com representantes de centrais sindicais locais e participou de um fórum com empresários. O governo brasileiro tem interesse no investimento de empresas espanholas no plano de infraestrutura que deve ser lançado em maio.
Leia também: Tratado de Itaipu completa 50 anos e renegociação pode afetar preço de energia
“Quanto mais consciente o luto for, maior a capacidade da pessoa seguir a vida”, explica médica
O primeiro compromisso do petista nesta quarta será com Pedro Sánchez pela manhã, Palácio Moncloa. O presidente do governo espanhol declarou apoio a Lula na eleição de 2022.
A guerra entre Rússia e Ucrânia deve ser uma das pautas do encontro. As declarações de Lula em relação ao conflito foram criticadas pelo governo norte-americano. Dessa forma, o presidente brasileiro, nos últimos dias, criticou a invasão russa ao território ucraniano e reforçou a necessidade de países mediarem um acordo de paz.
Lula também planeja discutir o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que está em fase de revisão e ainda não entrou em vigor.
O chefe do Executivo brasileiro também será recebido pelo rei Felipe VI, no Palácio Real, no começo da tarde. Os dois líderes terão uma audiência, que retribui a visita que o monarca fez ao Brasil em janeiro para a posse de Lula.
O petista retorna ao Brasil ainda nesta quarta. A chegada a Brasília está prevista para as 22h30.
REDES SOCIAIS