O Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugura sua nova exposição nesta sexta-feira (28): Paul Gauguin, o Outro e Eu. A mostra problematiza a relação que ele estabelece em suas obras com o diferente.
Leia mais: Banco de Sangue de São Paulo irá funcionar regularmente na segunda-feira (1º)
Por meio de 40 gravuras e pinturas realizadas por Paul Gauguin (1848-1903). E, diferentemente de outras exposições sobre artistas europeus em que as obras eram pré-selecionadas pelo museu de origem, agora o Masp foi responsável pela curadoria e pode acrescentar discussões sobre a obra do artista sob uma perspectiva brasileira.
A exposição fica em cartaz até 6 de agosto, com curadoria de Adriano Pedrosa, Fernando Oliva e Laura Cosendey que trazem uma abordagem crítica sobre as paisagens e figuras pinceladas pelo pós-impressionista no período em que morou na Polinésia Francesa.
A mostra também é acompanhada de dois catálogos com 151 imagens e ensaios inéditos de autores internacionais sobre a obra do francês.
A exposição integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias indígenas. Este ano, a programação também inclui mostras de Carmézia Emiliano, MAHKU, Sheroanawe Hakihiiwe, Melissa Cody, além do comodato MASP Landmann de cerâmicas e metais pré-colombianos.
Leia também: Taxa de desemprego fica em 8,8% no primeiro trimestre de 2023, aponta IBGE
REDES SOCIAIS