Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

A Fiocruz divulgou nesta quinta-feira (4) o novo Boletim do Infogripe, que alertou para o aumento de casos associados ao vírus influenza A e B em crianças. Nas últimas quatro semanas, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) foi responsável por 48,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe são os estados com os maiores número de casos de SRAG no público infantil.

"Embora para o VSR ainda não tenhamos vacina disponível, levar às crianças para tomar as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 reduz a chance das crianças terem problemas respiratórios por esses outros vírus que também são perigosos. Isso diminui a própria exposição das nossas crianças ao sincicial nos hospitais e postos de saúde", explicou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Os números do estudo da Fiocruz saem no mesmo dia que a cidade de São Paulo registrou um aumento dos casos de sintomas respiratórios em crianças, o que causou lotação nos hospitais. A taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica chegou em 84,6%, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

Leia também: Especialistas da OMS se reúnem para estudar possível fim de emergência da Covid-19

“É possível observar aumento recente nos casos associados aos vírus influenza A e B em diversos estados. Já nos pequenos (crianças até 2 anos de idade), o vírus sincicial respiratório segue gerando um volume muito grande de internações em todo o país, superando inclusive os casos notificados de SRAG por Covid-19 que afeta todas as idades", completa o pesquisador.

Em 2023, foram notificados 49.983 casos de SRAG, sendo 19.250 (38,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 22.804 (45,6%) negativos, e ao menos 4.926 (9,9%) aguardando resultado laboratorial.

Entrou os casos positivos, 4,2% são influenza A; 4% influenza B; 37% VSR; e 44% Sars-CoV-2.

Leia também: Ministério da Saúde lança campanha de combate à dengue, zika e chikungunya