A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou nesta sexta-feira (12) a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população com mais de 6 meses de idade. A pasta segue a orientação do Ministério da Saúde (MS), que fez a liberação do público hoje.
Cada município pode realizar a ampliação de acordo com sua disponibilidade de doses. Ao todo, mais de 46,4 milhões de pessoas estão aptas dentro deste grupo.
A Pasta também reforça a importância da vacinação contra a gripe. Somente neste ano, até 6 de maio, 896 casos e 58 óbitos para todos os tipos de influenza foram confirmados no estado de São Paulo. No mesmo período do ano passado, 1,6 mil casos e 246 óbitos já haviam sido confirmados.
Leia mais: Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para população acima de 6 meses
“A baixa cobertura vacinal nos preocupa, pois, vamos entrar no inverno, que é o período de maior circulação do vírus da Influenza na população. Precisamos reforçar, principalmente aos pais e responsáveis, que levem seus filhos e familiares ao posto de saúde mais próximo, para que recebam o imunizante”, afirmou Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.
Até o momento, a cobertura vacinal contra influenza está em 28,6%, com mais de 4,4 milhões de doses aplicadas em todos os grupos prioritários. A cobertura entre crianças e idosos, que são os grupos que mais podem ser acometidos pela influenza, está em 12,6% e 37,4%, respectivamente.
Prefeitura de São Paulo
Na capital paulista, a imunização para todos os grupos começa na segunda-feira (15). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que está com 26% de adesão.
A campanha de vacinação começou no dia 10 de abril. Desde então, ao menos 1.061.872 doses do imunizante contra a influenza foram aplicadas.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, o funcionamento acontece de segunda-feira a sábado, incluindo feriados, no mesmo horário.
Leia também: Moraes manda abrir inquérito contra diretores do Google e Telegram
REDES SOCIAIS