OMS recomenda que adoçantes sem açúcar não sejam usados para controle de peso
De acordo com uma revisão sistemática, pode haver efeitos indesejáveis do uso prolongado dos produtos
15/05/2023 11h32
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira (15) uma nova diretriz sobre adoçantes sem açúcar. Segundo o texto, esse tipo de adoçante não deve ser utilizado para controlar o peso corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis.
Leia mais: Policial militar mata dois colegas de trabalho em Salto, no interior de São Paulo
A recomendação é baseada nos resultados de uma revisão sistemática das evidências disponíveis, que sugerem que o uso dos adoçantes não confere nenhum benefício a longo prazo na redução de gordura corporal.
Os resultados da revisão também sugerem que pode haver efeitos indesejáveis potenciais do uso prolongado dos produtos, como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.
Segundo Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, substituir açúcares livres por adoçantes sem açúcar não ajuda no controle de peso a longo prazo.
“As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar”.
Leia também: Japan House recebe exposição que apresenta a cultura japonesa a partir de miniaturas
REDES SOCIAIS