Notícias

Zelensky participará de cúpula do G7 no Japão

O G7 é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá


19/05/2023 07h06

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky viajará para o Japão no domingo (21) para participar pessoalmente da cúpula dos líderes do G7. A informação foi confirmada por uma autoridade de segurança da Ucrânia.

"Coisas muito importantes serão decididas lá e, portanto, a presença de nosso presidente é absolutamente essencial para defender nossos interesses", disse Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa.

O G7 é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O presidente Lula também foi convidado para participar da cúpula, que acontece em Hiroshima, neste fim de semana. Durante o evento, o grupo deve anunciar novas sanções à Rússia por conta da guerra na Ucrânia.

Leia também: Advogado analisa investigação contra Mauro Cid: "A prisão, no atual momento, é exagerada"

COB inclui sete novos nomes no Hall da Fama

Uma autoridade norte-americana disse que as novas medidas que serão adotadas pelo G7 têm como objetivo interromper a capacidade da Rússia de obter materiais necessários para o campo de batalha.

Além disso, a intenção da cúpula também é fechar brechas usadas pela Rússia para escapar de sanções, reduzir a dependência internacional da energia russa e estreitar o acesso de Moscou ao sistema financeiro internacional.

A guerra na Ucrânia é uma das prioridades entre os assuntos que serão discutidos no encontro. A economia e as mudanças climáticas também estão na pauta dos países.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita