A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou, nesta sexta-feira (19), que a Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, foi a empresa escolhida para fornecer o módulo lunar da missão Artemis V. O contrato assinado foi de US$ 3,4 bilhões e o voo está previsto para acontecer em 2029.
De acordo com comunicado, a missão, que levará novamente o homem à Lua, tem como objetivo explorar o satélite natural da Terra, fazer descobertas científicas e se preparar para futuras missões de astronautas à Marte.
“Nós selecionamos a Blue Origin para desenvolver o sistema de pouso humano para a missão Artemis V. Este componente para transporte espacial profundo nos ajudará em nosso objetivo de enviar astronautas à superfície da Lua e trazê-los de volta para casa com segurança”, destacou a agência norte-americana.
We selected @BlueOrigin to develop the human landing system for the #Artemis V mission. This component for deep space transportation will help us in our goal of sending astronauts to the surface of the Moon and returning them home safely: https://t.co/KMq5fUn0ll pic.twitter.com/mpfUjWr6OX
— NASA (@NASA) May 19, 2023
O acordo prevê que a empresa de Bezos deverá apresentar uma missão de teste para comprovar a eficácia da estrutura desenvolvida antes do voo oficial com quatro tripulantes. A data da demonstração ainda não foi divulgada.
“Estamos na era de ouro dos voos espaciais tripulados, possibilitados pelas parcerias comerciais e internacionais da NASA. Juntos, estamos fazendo um investimento na infraestrutura que abrirá caminho para o pouso dos primeiros astronautas em Marte", disse Bill Nelson, administrador da agência.
Leia também: Haddad volta a defender que Banco Central reduza a taxa de juros do país
Bezos, que é também fundador da Amazon, usou as redes sociais para transmitir seu ânimo com o projeto. “Honrado por estar nesta jornada com a NASA para pousar astronautas na Lua - desta vez para ficar”, escreveu.
Honored to be on this journey with @NASA to land astronauts on the Moon — this time to stay. Together, we’ll be solving the boil-off problem and making LOX-LH2 a storable propellant combination, pushing forward the state of the art for all deep space missions. #Artemis… pic.twitter.com/Y0zDhnp1qX
— Jeff Bezos (@JeffBezos) May 19, 2023
A Blue Origin também publicou uma nota sobre a notícia, em que revelou que seus parceiros já estão trabalhando entusiasmados para “embarcar nessa jornada”.
Leia também: Autoridades gregas abandonam bote de imigrantes africanos em alto mar
REDES SOCIAIS