“Precisamos de reformas estruturais”, diz presidente do BC sobre as chances de baixar o juros
Em evento, Roberto Campos Neto explicou a necessidade do governo promover reformas econômicas
19/05/2023 20h29
Em evento promovido pelo Banco Central nesta sexta-feira (19), o presidente da entidade, Roberto Campos Neto, afirmou que o Brasil precisa focar em reformas estruturais para reduzir as taxas neutras. Essas são taxas que nem estimulam e nem desestimulam a economia do país. Ele ainda disse os últimos governos não trabalharam para fazer reformas como as outras nações emergentes.
“Passamos muito tempo falando sobre a Selic [taxa básica de juros], se ela vai subir ou descer, mas quando olhamos à frente, precisamos focar no fato de que precisamos de reformas estruturais”, disse.
Leia também: Gilmar Mendes suspende julgamento sobre legalidade das revistas íntimas em presídios
“Precisamos fazer coisas que baixem as taxas neutras. Quando eu vejo todas as reformas que estão sendo feitas em países emergentes, vejo que aqui não fizemos quase nada de movimentações nesse sentido. E precisamos fazer algo, porque esse endividamento, a taxa neutra mais alta e o crescimento baixo não são bons para o Brasil”, completou.
O evento, que aconteceu em São Paulo, contou que representantes de Bancos Centrais de diversos países. O foco dos palestrantes foi na necessidade de estabilidade financeira, mas sem abrir mão de perseguir a estabilidade de preços.
Assista ao Roda Viva com o presidente do Banco Central:
REDES SOCIAIS