Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Em um mês, quatro botos-cinza foram encontrados mortos em praias do Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie é considerada vulnerável.

Todos os casos foram registrados entre 5 de abril e 5 de maio, mas o balanço só foi divulgado no dia 18 deste mês. Também de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univille, responsável pelos atendimentos, a espécie está ameaçada de extinção no estado.

Uma fêmea adulta morreu de fome na Praia do Pontal em Itapoá, no dia 13 de abril. O caso foi especialmente impactante para os técnicos da PMP-BS/Univille.

Leia também: Flamengo vence o Corinthians por 1 a 0 com gol de Léo Pereira nos acréscimos

Vini Jr se pronuncia após novo ataque racista e CBF questiona: “Até quando?”

Mesmo em estado avançado de decomposição, o animal localizado na região ainda estava com um lacre plástico, em formato de argola, preso ao rosto. O objeto, que costuma ser usado para vedação de garrafas, impediu o animal de abrir a boca e fazer as refeições.

Em todos os casos, a equipe técnica coletou amostras biológicas para realização de mais exames. Dentes dos botos também serão enviados para estudo na Universidade do Estado de Santa Catarina em Laguna, no Litoral Sul do estado, para estimativa de idade.

O primeiro registro foi em 5 de abril. após um pescador encontrar o animal boiando na Baía da Babitonga, vítima de afogamento. Poucos dias depois, em 12 de abril, um boto-cinza foi achado morto na Praia do Capri, na mesma cidade.

Já no dia 5 de maio, durante o monitoramento de rotina na Praia Grande, em São Francisco do Sul, os técnicos de campo encontraram o quarto boto-cinza sem vida.