O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar réus mais 250 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A quinta rodada de julgamentos dos 1.390 envolvidos começou 0h de terça-feira (16) e encerra nesta segunda-feira (22).
Até o momento, o placar está em 7x1 para tornar os envolvidos em réus. Acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes, os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Roberto Barroso e Fachin. Kassio Nunes Marques divergiu.
Leia mais: Estudo mostra segurança da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em pacientes pediátricos
Com a análise da quinta leva de denúncias, o STF tornou réus 1.045 acusados pela invasão da Praça dos Três Poderes. Ao todo, a PGR denunciou 1.390 pessoas pelos ataques.
O Supremo Tribunal Federal agendou para o dia 23 de maio, terça-feira, o início do julgamento do sexto bloco de denunciados por envolvimento nos atos golpistas.
Segundo a Corte, nesta etapa, serão julgadas 131 denúncias contra suspeitos de envolvimento nas ações golpistas. Os ministros devem votar no plenário virtual até 23h59 de 29 de maio.
As denúncias da procuradoria são para os crimes de: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; deterioração de patrimônio tombado.
Leia também: Deputada Carla Zambelli tem alta após uma semana internada no Distrito Federal
REDES SOCIAIS