"Tolerância zero com o racismo no futebol”, diz primeiro-ministro espanhol após ataques contra Vini Jr
Pedro Sánchez publicou o comunicado em uma rede social
22/05/2023 18h44
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, se pronunciou nesta segunda-feira (22) sobre os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Jr. durante uma partida entre seu time, o Real Madrid, e o Valencia, no domingo (21) na Espanha.
"Tolerância zero com o racismo no futebol. O esporte se fundamenta nos valores da tolerância e do respeito. O ódio e a xenofobia não devem ter lugar no nosso futebol e na nossa sociedade", escreveu.
O premiê, no entanto, não pediu nenhum tipo de punição para torcedores que ofenderam Vinícius Jr. ou ainda para o clube.
Pedro Sánchez compartilhou o anúncio de uma campanha contra o racismo nos estádios da Espanha.
O documento afirma ainda que o governo espanhol irá propor à Federação Espanhola de Futebol e à Primeira Divisão da Liga de Futebol Profissional, conhecida como La Liga, o desenvolvimento de uma campanha de conscientização, da qual participarão capitães de clubes espanhóis.
Leia também: Flávio Dino não descarta aplicar lei brasileira em ataques racistas a Vini Jr
O Conselho ainda promoverá outras medidas pontuais para “lutar contra o flagelo do racismo e da xenofobia” e para lutar contra o discurso de ódio no esporte.
No último final de semana, o jogador brasileiro foi, mais uma vez, alvo de ataques racistas em um jogo do Real Madrid pela La Liga, campeonato nacional de futebol da Espanha.
Na ocasião, torcedores do Valencia começaram a gritar "Mono" ("Macaco" em espanhol). Foi então que, no início do segundo tempo, o árbitro paralisou o jogo e Vini Jr começou a discutir com os criminosos.
No Brasil, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22), que o governo brasileiro acionou o Ministério Público da Espanha contra a Primeira Divisão da Liga de Futebol Profissional.
REDES SOCIAIS