Pesquisa aponta que 89% da população brasileira afirma acreditar em Deus
De acordo com estudo do Instituto Ipsos, 70% dos brasileiros se identificam com o cristianismo, enquanto outros 5% afirmam ter outras crenças
22/05/2023 20h55
Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, realizada em 26 países, revelou que 89% da população brasileira diz acreditar em Deus ou em uma força superior.
Seguindo o estudo, a África do Sul aparece colada ao Brasil no ranking (89%), seguida por dois países das Américas: Colômbia (86%) e México (85%). No fim da lista está o Japão, com 37%.
Quando o assunto é “paraíso” e “inferno”, os brasileiros também estão no topo do ranking mundial. Cerca de 79% do país acredita que há um paraíso, enquanto 66% têm convicção de que o inferno existe.
A pesquisa mostrou que 70% dos brasileiros se identificam com o cristianismo. Há uma parcela de 5% dos entrevistados que afirmaram ter outras crenças.
Leia Também: "Apesar do G7, interessa a Lula seguir articulando por paz"
“No Brasil, a gente sempre teve essa mistura fascinante de crenças teoricamente divergentes, mas que convivem dentro da população. É expressivo o número de católicos que se declara espírita também, ou praticante de religiões afro”, comenta Hélio Gastaldi, diretor de opinião pública do Ipsos.
O estudo apontou que o brasil ainda é majoritariamente católico (38%), mas os evangélicos, que se multiplicaram nas últimas décadas, já são cerca de 29% da população.
Segundo Gastaldi, há a expectativa de que os evangélicos ultrapassem o número de católicos no país.
“A grande diferença dos evangélicos é que mesmo não sendo maioria ainda, eles se comportam como um grupo muito mais coeso, um grupo muito mais organizado, mais atento aos preceitos da sua religião, e às orientações das suas lideranças, o que acaba tendo um impacto político muito significativo”, analisa o diretor de opinião pública do Ipsos.
Leia Também: Mauro Cid responde todas as perguntas da PF sobre caso das joias sauditas
REDES SOCIAIS