Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

A Justiça Federal do Distrito Federal anulou nesta segunda-feira (22) a nomeação de Jorge Viana para a presidência da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil). A decisão considerou que o ex-governador do Acre não comprovou a fluência em inglês, habilidade exigida para a posse do cargo.

A anulação, que foi deferida pela juíza federal substituta Diana Wanderlei, atendeu a um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL). O senador questionou a não comprovação da fluência na língua inglesa por parte de Jorge Viana e alegou incoerências na elaboração de uma resolução do Conselho Deliberativo, que visava permitir a posse da presidência sem que houvesse a comprovação do idioma.

A proficiência em inglês avançado é apontada como uma habilidade essencial para o exercício da função, já que a APEX, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tem a proposta de atuar em negócios internacionais que exigem conversações em inglês.

Para se manter no cargo, o ex-senador e ex-governador tem o prazo de 45 dias para comprovar o conhecimento do idioma. Caso contrário, ele é imediatamente afastado e não assume a presidência da agência.

Leia também: Pesquisa aponta que 89% da população brasileira afirma acreditar em Deus

Viana é formado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de gestão pública. Ele já foi senador, prefeito de Rio Branco e governador do Acre por dois mandatos.