Notícias

Sete suspeitos por ataques racistas contra Vinícius Júnior são presos na Espanha

Os detidos são torcedores do Valencia e do Atlético de Madrid


23/05/2023 11h39

A polícia espanhola prendeu nesta terça-feira (23) um total de sete pessoas suspeitas de crimes de injúria racial e ódio contra Vinícius Júnior.

No início da manhã, a Polícia Nacional da Espanha anunciou a detenção de quatro pessoas suspeitas ligadas ao boneco que representava o atacante brasileiro enforcado sob uma ponte de Madri, em janeiro de 2023.

Pouco depois, os agentes prenderam três torcedores do Valencia identificados pelo clube como os autores dos insultos feitos ao jogador durante o jogo contra o Real Madrid no último domingo (21).

Desde janeiro, a polícia buscava os responsáveis por pendurar um boneco preto enforcado e vestindo uma camisa do Real Madrid com o número 20, a que Vinicius Jr. veste. Na ocasião, o boneco foi pendurado em uma ponte em frente ao centro de treinamento do clube merengue.

Leia também: Moraes vota para tornar réus outros 131 envolvidos nos atos terroristas de Brasília

Caso Kathlen Romeu: Justiça Militar interroga PMs acusados de alterar cena do crime

Uma faixa estava grudada no boneco, com a seguinte inscrição: "Madrid odeia o Real". Uma investigação por injúria racial foi aberta. De acordo com a polícia, três dos detidos são integrantes da Frente Atlética, torcida organizada do Atlético de Madrid.

De acordo com o Valencia, a diretoria identificou os torcedores que foram presos. Em comunicado, o clube disse que está cooperando com a polícia para "eliminar o racismo no Mestalla" e que está buscando identificar mais envolvidos.

"O clube reitera sua condenação mais enérgica e sua posição enfática contra o racismo e a violência em todas as suas formas e atuará com a mesma contundência com todas as pessoas identificadas, aplicando sua medida mais severa: expulsando-os do estádio pelo resto da vida", diz a nota.

O Valencia ainda nega que todo o estádio tenha proferido insultos racistas e disse que "houve muita confusão e desinformação nos últimos dias". "Não podemos tachar o Valencianismo como uma torcida racista. Não é verdade, pedimos respeito".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita