Notícias

CPI dos atos golpistas: Eliziane Gama é eleita relatora e Arthur Maia escolhido como presidente

Comissão foi instalada nesta quinta-feira (25)


25/05/2023 13h24

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito foi instalada no Congresso Nacional nesta quinta-feira (25). Na sessão de abertura, o deputado federal Arthur Maia (União-BA) foi escolhido como presidente, enquanto a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) será a relatora.

Os senadores Cid Gomes (PDT-CE) e Magno Malta (PL-ES) ocuparão, respectivamente, as funções de vice-presidente e segundo vice-presidente da CPMI.

Leia mais: Brasil tem 1,05 milhão de pessoas em situação de escravidão contemporânea, aponta ONG

A relatora, Eliziane Gama, falou sobre a participação feminina na CPMI e a escolha de uma mulher para relatar uma investigação tão importante.

“A gente sequer tinha assento na CPI da Pandemia. As mulheres estão hoje na relatoria de uma das mais importantes comissões do Congresso Nacional. Dizer a todas as mulheres e minorias que estão aqui, saibam que minha função é garantir a prerrogativa de todas vocês nesse colegiado”, afirmou.

“Houve uma tentativa de golpe, mas não conseguiram um golpe. E um fato é claro: todos aqui somos contra o que aconteceu. Todos queremos garantir a democracia mais forte neste país”, acrescentou.

A Comissão tem como objetivo apurar os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, em Brasília. Composta por 16 deputados e 16 senadores, a oitiva terá 180 dias, com possibilidade de prorrogação.

A CPI mista, formada por deputados e senadores, foi criada em 26 de abril, quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu em plenário o requerimento de criação.

Leia também: Ucrânia x Rússia: Quase 10 mil prisioneiros recrutados pelo grupo Wagner já morreram

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita