Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura
Montagem/TV Cultura

Os restos mortais do ator Jeff Machado, 44 anos, foram encontrados enterrados dentro de um baú na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O laudo da necropsia foi concluído nesta quinta-feira (25). Entretanto, devido ao estado avançado de decomposição do corpo, a análise foi considerada inconclusiva e o corpo não pôde ser embarcado em voo comercial para Santa Catarina, estado de origem do artista.

O corpo havia sido encontrado na última segunda-feira (22) pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) no bairro Campo Grande, na capital carioca. Uma das perguntas que ainda estavam sem respostas era a causa da morte de Jeff. Ao se concluir indefinida, por questões de segurança, prezou-se por fazer o deslocamento dos restos mortais de carro até o Sul do país.

O velório está previsto para acontecer na manhã deste sábado (27).

De acordo com Jairo Magalhães, advogado da família do ator, o laudo indefinido não significa que as investigações serão interrompidas. Em resposta ao portal g1, ele afirmou que ainda é possível que acusados do homicídio sejam futuramente identificados:

Como o corpo foi encontrado?

Na quarta-feira (22), o advogado também já havia afirmado que o corpo foi achado a cerca de dois metros de profundidade, dentro de um baú, com as mãos amarradas e com um fio de metal em volta do pescoço. O compartimento de madeira no qual ele foi inserido pertencia ao ator e foi retirado de sua própria casa, como apontou a investigação da delegacia responsável pelo caso. 

Para que a remoção do baú fosse feita, foi necessária uma equipe de nove homens.

Leia também: TSE multa Carla Zambelli em R$ 30 mil por divulgar fake news sobre manipulação de urnas

Cães do ator como peça-chave para a detecção do desaparecimento


Foto: Reprodução/Instagram @jeffmachadocosta

O ator estava desaparecido desde o dia 27 de janeiro e, somente cerca de quatro meses depois, o corpo foi identificado após perícia da Polícia Civil.

A família soube do desaparecimento ainda em janeiro, quando a ONG Indefesos encontrou cães em estado de abandono nas ruas da cidade. O ator tinha oito cachorros da raça Setter.

Natural de Araranguá, cidade de Santa Catarina, Jefferson Machado da Costa se apresentava no Instagram como ator, modelo, produtor e jornalista. Em 2014, ele se mudou para o Rio de Janeiro. Um de seus trabalhos mais conhecidos, foi a atuação na novela “Reis”, em 2022, da Rede Record, quando interpretou um soldado filisteu.

Leia também: STJD marca julgamento de oito jogadores investigados por manipulação de partidas