Nepal inaugura estátua dos primeiros homens a chegarem no topo do Everest
Sir Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay alcançaram o pico mais alto do mundo em 29 de maio de 1953, que completa 70 anos neste mês
26/05/2023 15h30
O governo do Nepal inaugurou nesta sexta-feira (26) as estátuas de Sir Edmund Hillary e do sherpa Tenzing Norgay, dando início aos eventos comemorativos pelo 70º aniversário da primeira subida ao Everest.
Leia mais: Belém é escolhida como sede da COP 30, anuncia Governo Federal
O neozelandês Hillary e o sherpa nepalês alcançaram o pico mais alto do mundo em 29 de maio de 1953, um momento histórico para o alpinismo.
Há 70 anos, fizeram história estes dois simples e humildes cavalheiros que devolveram tudo o que puderam ao povo do Himalaia", disse o filho do alpinista nepalês, Jamling Tenzing Norgay, durante a cerimônia.
Os monges abençoaram as estátuas sorridentes, erguidas ao lado da pista do aeroporto Tenzing-Hillary em Lukla, porta de entrada para as centenas de pessoas que querem seguir seus passos até o cume do Everest.
Desde a primeira subida, mais de 6.000 pessoas chegaram ao topo da montanha de 8.849 metros de altitude, de acordo com o banco de dados do Himalaia.
Leia também: Roberto Jefferson chega em Três Rios (RJ) para ser interrogado pela Justiça Federal
REDES SOCIAIS