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Reprodução | Twitter @Hurb
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O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) protocolou uma ação civil pública contra a agência de viagens digital Hotel Urbano (Hurb). O órgão pede o reembolso de pacotes turísticos aos consumidores vítimas de "publicidade e venda enganosa, oferta não cumprida e serviço não fornecido".

A ação foi ajuizada em dezembro do ano passado, no entanto, somente neste sábado (27) foi divulgada pelo MPRJ. Segundo o Ministério Público, o pedido foi aberto após “o não cumprimento com o ofertado, devido aos constantes cancelamentos e adiamentos das datas fixadas dos pacotes turísticos que comercializa no mercado de consumo”.

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O Ministério Público requer que a Justiça determine que o HURB realize imediatamente o reembolso dos valores pagos pelos consumidores que adquiriram pacotes turístico entre 31 de dezembro de 2020 e 15 de julho de 2021; entre 31 de dezembro de 2021 e 4 de julho de 2022 e em 22 de maio de 2022.

A promotoria pede multa de R$ 50 mil, caso o Hurb não "realize imediatamente o reembolso dos valores pagos pelos consumidores"

“O Hurb deve cumprir com o ofertado no mercado de consumo observando as datas opcionais fornecidas pelo consumidor de modo que seja efetivamente cumprido o serviço turístico contratado, bem como a fornecer as informações inerentes a tal serviço, também estipulando-se como pena pecuniária o pagamento de multa diária de R$ 50 mil por cada infração verificada”, apontou

O CEO e fundador da Hurb, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo em abril. A agência de viagens, antiga “Hotel Urbano”, vivencia um momento de crise com reclamações de clientes que não conseguem viajar.

A crise do Hurb

Devido a atrasos ou falta de pagamentos da empresa, hotéis e pousadas que prestam serviço à plataforma suspenderam inúmeras reservas de hospedagem nas últimas semanas. Como consequência, clientes de todo o país fizeram reclamações nas redes sociais e em sites de atendimento ao consumidor.

Aqueles que fizeram compras de viagens pela agência relatam dificuldades em marcar uma data do passeio, além disso, sofrem com voos e hospedagens cancelados.

Com a proposta de ser economicamente mais acessível, um dos serviços oferecidos pelo Hurb permite que o cliente escolha três datas possíveis e a companhia se responsabiliza em entregar a viagem em uma delas. Entretanto, viajantes relatam adiamentos seguidos que impossibilitam o que foi anteriormente acordado.

Nos últimos seis meses, o Hurb acumulou quase 30 mil reclamações no site "ReclameAqui".

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