O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), e as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se reuniram na sexta-feira (26) para discutir ações para o combate da gripe aviária no Brasil.
Neste sábado (27), em uma rede social, a ministra Marina Silva publicou o registro do encontro.
Leia mais: Marina Silva diz que Lula veterá medida que afrouxa proteção da Mata Atlântica
“Reunimos a ministra Nisia, ministro Fávaro, eu, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e nossas equipes para tratar de ações conjuntas que estão sendo tomadas para evitar a disseminação da Influenza Aviária de Alta Patogenecidade (IAPP) no nosso país”, escreveu.
“Nesse esforço conjunto, cada uma das pastas organizará um Centro de Operação de Emergência para tomada de medidas de enfrentamento à doença”, completou.
O Ministério da Agricultura declarou emergência zoossanitária por 180 dias por conta da gripe aviária. A medida já foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União da segunda-feira (22).
De acordo com o governo brasileiro, até o momento, oito casos de H5N1 foram confirmados no país, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Todos os casos envolvem aves silvestres migratórias. Não há diagnósticos da doença entre humanos ou em aves para consumo.
Leia também: Ibama reavaliará pedido da Petrobras para exploração na foz do Amazonas
REDES SOCIAIS