Notícias

Nicolás Maduro chega a Brasília para encontro com Lula

O presidente venezuelano também participará da cúpula de líderes da América do Sul, que acontece na terça-feira (30)


29/05/2023 07h56

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, chegou ao Brasil na noite desse domingo (28) para reunião com Lula nesta segunda (29) e para a cúpula de líderes da América do Sul.

"Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estar ciente!", publicou Maduro nas redes sociais.

O ministério das Relações Exteriores informou que 11 presidentes estarão presentes no evento que deve ocorrer na terça-feira (30), em Brasília.

Leia também: Paralisação de motoristas e cobradores atrasa saída de ônibus em São Paulo

Abel Ferreira toma celular de jornalista que filmava discussão de Anderson Barros com árbitro

Por meio de nota, o ministério ainda informou que os dois presidentes deverão debater os avanços no processo de normalização das relações bilaterais, além da reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a recente designação do Embaixador da Venezuela no Brasil.

Na semana passada, Lula recebeu as credenciais do novo embaixador do regime de Nicolás Maduro no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O documento marca o início da atuação do diplomata no Brasil.

Em março de 2020, o Brasil retirou seus diplomatas que trabalhavam na embaixada do Brasil na Venezuela, em Caracas, capital do país. O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não reconhecia o governo de Maduro.

"Na reunião, os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami", informou a nota do ministério das Relações Exteriores.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita