O Republicanos se manifestou na noite de domingo (28) sobre a cassação do mandato de deputado federal do ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella.
Segundo o partido do parlamentar, não cabe a uma juíza eleitoral de primeira instância decidir sobre a cassação do mandato do político.
"A cassação de mandato de deputado federal não cabe a uma juíza eleitoral de primeira instância, que não possui competência legal para isso, sobretudo porque os fatos, objeto do processo, se referem ao pleito de 2020", afirma.
Leia mais: Justiça Eleitoral cassa mandato de Marcello Crivella e o torna inelegível
A sigla também destacou que a defesa de Crivella já apresentou recursos contra a decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ).
A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella. Ele ainda foi condenado a pagar uma multa de R$ 433 mil.
Crivella é acusado de montar esquema para impedir reportagens sobre a saúde no Rio em período eleitoral. O caso ficou conhecido como "Guardiões do Crivella".
A decisão, datada de 8 de maio, é resultado de ação apresentada pela coligação "É a vez do povo!" (PT e PCdoB), realizada em 2020. Crivella é acusado de "prática de abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais, com base na Constituição".
Segundo a coligação, ele montou um esquema para “monitorar e impedir a interlocução de cidadãos com profissionais de imprensa” com o objetivo de impedir informações sobre o sistema de Saúde do Rio em período eleitoral, em 2020.
Leia também: “Coisa tão minha que não quero repartir”, diz Lula sobre indicação ao STF
REDES SOCIAIS