Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse que todos os aliados da entidade estão de acordo que a Ucrânia se tornará membro da aliança. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1º).
"Estamos nos movendo, aliados concordam que a Ucrânia se tornará um membro", disse antes de participar de uma reunião informal com ministros de Relações Exteriores da Otan.
Segundo Stoltenberg, países-membros da Otan estão ajudando a Ucrânia a entrar na organização. O secretário-geral diz estar confiante de que haverá um consenso sobre um caminho para o país.
Leia também: Câmara aprova projeto que obriga empresas a auxiliarem vítimas de desastres
Segundo suspeito de matar Jeff Machado confessa que ocultou o corpo do ator, diz polícia
Na semana passada, no entanto, Stoltenberg afirmou que a entrada da Ucrânia na Otan durante a guerra "não está na agenda". Em abril, o secretário-geral da aliança militar visitou Kiev pela primeira vez desde o início do conflito. Na ocasião, ele pontuou que o futuro da Ucrânia era ingressar na Otan e prometeu continuar o apoio ao país na guerra.
A expansão da Otan no Leste Europeu é um dos motivos que levaram Vladimir Putin a invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022.
De acordo com Stoltenberg, os aliados da Otan concordaram que a Rússia não tem o direito de vetar o crescimento da aliança e que, quando a guerra acabar, é necessário garantir que o "padrão de agressão russa" pare.
REDES SOCIAIS