A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga empresas responsáveis por desastres ou acidentes a pagar pela assistência a desalojados e desabrigados.
O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) é o autor do projeto e, ao protocolar a proposta, citou intervenções humanas no meio ambiente e desastres, como os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho.
Depois da aprovação, pessoas desalojadas e desabrigadas por causa de desastres provocados por empresas terão direito a indenização por danos materiais e morais; direito a tratamento médico e acompanhamento de saúde física e mental; e auxílio moradia emergencial.
Leia também: Segundo suspeito de matar Jeff Machado confessa que ocultou o corpo do ator, diz polícia
Câmara aprova MP que estrutura ministérios no governo Lula
O Ministério Público e outras instituições de Justiça serão responsáveis por avaliar os danos às vítimas, meio ambiente e patrimônio público. Todos os prejuízos causados pelo desastre terão que ser ressarcidos.
O projeto ainda estabelece que as vítimas terão direito a voltar para suas casas assim que a área onde o desastre aconteceu for completamente recuperada. Caso a recuperação não seja possível, o local não poderá mais ser explorado comercialmente, sendo transformado em unidade de conservação ou área de interesse socioambiental.
Agora, o projeto caminha para votação no Senado.
REDES SOCIAIS