Apesar de escrever sobre famílias, Jonathan Franzen conta no Roda Viva por que não teve filhos
"Não via a hora de ser adulto", afirmou o escritor ao justificar a decisão de não ser pai
05/06/2023 23h30
O Roda Viva desta segunda-feira (5) recebe o romancista estadunidense Jonathan Franzen.
Embora escreva sobre o universo familiar em suas obras literárias, como acontece no livro "Encruzilhadas" lançado recentemente no Brasil, em sua vida pessoal Franzen optou por não ter filhos. Sobre esse aspecto, Carlos Graieb, diretor do portal O Antagonista e da revista Crusoé, questiona o motivo da decisão.
Franzen afirma que pensava que teria filhos, mas por situações como conflitos de interesses em relacionamentos passados "simplesmente não aconteceu".
Entretanto, com o tempo percebeu que não tinha afinidade com crianças pequenas e que não gostava nem de si mesmo quando era criança.
"Não via a hora de ser adulto", destacou o romancista norte-americano.
Perguntado se existem razões filosóficas para a decisão, ele afirma que não, que nesse sentido seria apenas um "bônus" em não ter tido filhos.
"No fim das contas eu não teria escrito tanto ou tão bem se ao mesmo tempo estivesse tentando ser pai. Portanto, é algo bem pessoal", conclui.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Pedro Pacífico, advogado e produtor de conteúdo literário, Carlos Graieb, diretor do portal O Antagonista e da revista Crusoé, Gabriela Mayer, jornalista, crítica literária e apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, Ruan de Sousa Gabriel, repórter do jornal O Globo, e Ubiratan Brasil, editor do Caderno 2, do jornal O Estado de S.Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa será exibido a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS