O Roda Viva recebe o romancista estadunidense Jonathan Franzen nesta segunda-feira (5).
O influenciador literário Pedro Pacífico pergunta quais as diferenças entre o entretenimento de massa e a literatura considerada mais séria. Franzen explica que existe uma coisa que diferencia esses dois tipos de conteúdo: o clichê.
“Os clichês tomam muitas formas. Se me mandam um livro para que eu leia e comente, e eu vejo uma frase como ‘quieto como um rato’ na página 2, isso já me diz que aquele autor não é sério. Nenhum autor sério escreveria ‘quieto como um rato’”, explica.
O escritor complementa e diz que há outras formas de clichê na produção de conteúdo, como situação estereotipada. Como exemplo, ele cita cenários comuns em histórias de super-heróis.
Leia também: Jornalista lança livro compilando entrevistas com grandes nomes da música brasileira
Outra situação que ele cita é o clichê de observação, onde um autor usa “termos comuns” para descrever um local. Franzen explica que um autor sério, ao descrever uma floresta, deve dizer algo como se estivesse vendo pela primeira vez.
“A boa escrita é específica, só poderia ter sido escrita pelo seu autor. Não é intercambiável. Você não poderia contratar outro escritor para escrever o mesmo livro. E o que acontece quando você se torna você mesmo como escritor é que você está em cada frase, e está pensando em cada frase, tentando dizer algo que é real, complicado e verdadeiro, em vez de receber esses clichês de obras do passado”, finaliza.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores Pedro Pacífico, advogado e produtor de conteúdo literário, Carlos Graieb, diretor do portal O Antagonista e da revista Crusoé, Gabriela Mayer, jornalista, crítica literária e apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, Ruan de Sousa Gabriel, repórter do jornal O Globo, e Ubiratan Brasil, editor do Caderno 2, do jornal O Estado de S.Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa será exibido a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS