Nesse sábado (17), aqueles que observarem o céu durante a madrugada poderão visualizar o “alinhamento” de cinco planetas. Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio poderão ser vistos nesta ordem por volta das 5h30, no horário de Brasília, pouco antes do nascer do sol.
O fenômeno, visível em todo o país, depende de algumas condições para uma melhor apreciação. Aqueles que estiverem em locais com menor poluição luminosa e sem tempo nublado terão maiores chances de observar o evento astronômico.
Devido à distância de Netuno e Urano da Terra, ambos os planetas não poderão ser vistos a olho nu. Entretanto, o uso de ferramentas como binóculos ou telescópios poderá ajudar nesta tarefa. Aplicativos que detectam o posicionamento das estrelas e planetas, que podem ser baixados pelo próprio celular, também podem tornar a experiência ainda mais interessante.
Leia também: Em projeto inédito, Estádio do Pacaembu terá estrutura de praia durante o mês de julho
Júpiter e Saturno serão aqueles com maior visibilidade. Mercúrio, ainda que menos brilhante, também poderá ser apreciado sem a necessidade de equipamentos.
Embora a melhor data para a observação seja o dia 17 de junho, existem chances de visualização do alinhamento depois dessa data.
REDES SOCIAIS