O submarino que desapareceu nesta segunda-feira (19) e que levava turistas aos destroços do Titanic possui uma capacidade de 96 horas de oxigênio. Administrada pela empresa OceanGate, a viagem, de valor milionário, tinha como um dos passageiros o empresário Hamish Harding.
John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira norte-americana e responsável por auxiliar na operação de resgate, afirmou durante coletiva de imprensa a jornalistas que a previsão é que existem de 70 a 96 horas de oxigênio disponíveis neste momento. A informação também pode ser confirmada no site da OceanGate, que destaca a mesma quantia para o suporte de vida de uma tripulação de cinco pessoas.
De acordo com Mauger, as buscas estão sendo feitas tanto debaixo d'água quanto na própria superfície. A complexa operação ainda está envolvendo aeronaves e potentes sonares que possam detectar sinais ou sons emitidos na coluna d’água.
De acordo com a porta-voz da Guarda Costeira, Samantha Corcoran, o submarino perdeu contato cerca de 1 hora e 45 minutos após o mergulho.
“No momento, estamos apenas tentando usar todos os esforços e trabalhar com parceiros internacionais para tentar obter recursos para localizar com segurança todos os cinco indivíduos”, afirmou a porta-voz.
As buscas também foram comunicadas pela OceanGate.
“Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de vários governos, agências e empresas de alto mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível. Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes”, disse a empresa em nota.
Leia também: Saiba o que as escolas de samba fazem após o Carnaval
Conheça o submarino
Intitulada de Titan, a embarcação, feita exclusivamente para a OceanGate, é feita de fibra de carbono e titânio. Além disso, tem capacidade para levar até cinco pessoas. O passeio, que tem duração total de aproximadamente dez dias, tem o custo de US$ 250 mil por turista, que equivale a R$ 1,19 milhão.
De acordo com a empresa responsável pela embarcação, 18 expedições com destino aos destroços do Titanic haviam sido planejadas para este ano. A viagem se inicia de barco em Newfoundland, no Canadá, em direção ao Oceano Atlântico. Na sequência, o submarino faz o percurso até o naufrágio, mergulhando a uma profundidade de 3.800 metros. O trajeto completo do mergulho dura cerca de oito horas.
Confira imagens da embarcação:
REDES SOCIAIS