Notícias

Presidente da Fapesp diz que governo Lula representa mudança positiva para ciência

Marco Antonio Zago falou sobre a importância da pesquisa ser tratada como política de Estado, e não de governo, para garantir mais estabilidade ao setor


19/06/2023 23h08

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.

No programa, Zago diz que o novo governo federal representa uma mudança positiva na área da ciência.

O novo governo federal fala em investimento em ciência, coisa que não ocorria antes, então isso é uma mudança muito positiva”, afirma.

O presidente da Fapesp também fala sobre a importância da pesquisa ser tratada como política de Estado, e não de governo, para garantir mais estabilidade ao setor.

“Espero que essas ações (de investimento à ciência) estejam começando envolvendo o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), o governo federal precisa fazer isso, porque o Brasil é muito grande”, defende Zago.

Participam da bancada de entrevistadores Aldo Quiroga, apresentador e editor-chefe do Jornal da Tarde, da TV Cultura; Fabiana Cambricoli, repórter especial do "Estadão"; Rafael Garcia, repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo; Sabine Righetti, jornalista, pesquisadora e fundadora da Agência Bori; além de Salvador Nogueira, jornalista de Ciência e colunista da Folha de S.Paulo. Os desenhos estarão a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marco Zago diz que Fapesp criou bolsas de iniciação científica para alunos cotistas

“Não tinha alunos pretos na USP antes das cotas, afirma Marco Zago

Presidente da Fapesp elogia compromisso de Tarcísio de Freitas com a ciência

Presidente da Fapesp fala sobre investimentos da fundação no desenvolvimento de Inteligências Artificiais

Autor do ataque em escola no Paraná diz que ação foi por retaliação por sofrer bullying