Inaugurada em fevereiro deste ano em reposta à crise humanitária dos refugiados, especialmente do Afeganistão, a Casa de Passagem Terra Nova Guarulhos abriga atualmente 48 afegãos, sendo 8 famílias e 13 crianças. Para marcar o Dia Mundial dos Refugiados nesta terça-feira (20), o governo de SP promove uma ação voltada às crianças refugiadas no centro de acolhimento, com a presença da ONG Palhaço Sem Fronteiras. O grupo realiza apresentações com pedagogia especializada no atendimento a crianças em situação de crise humanitária.
São considerados refugiados aqueles que, em razão de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, encontram-se fora de seu país de origem.
Leia também: Lula sanciona lei que determina estrutura do governo
Desde o início do ano, o estado de São Paulo atendeu, acolheu e encaminhou cerca de 800 refugiados afegãos. A Secretaria do Desenvolvimento Social investiu R$ 2,5 milhões na abertura da Casa de Passagem Terra Nova Guarulhos e em imóveis compartilhados por refugiados na capital. A iniciativa da gestão estadual zerou o número de afegãos que estavam acampados no Aeroporto Internacional de Cumbica naquele momento.
O equipamento funciona como um ponto de apoio ao posto humanizado da Prefeitura de Guarulhos. O abrigo faz parte da Proteção Especial da Assistência Social e é gerido pela OSC Asbrad (Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude).
Leia também: Presidente da Fapesp elogia compromisso de Tarcísio de Freitas com a ciência
REDES SOCIAIS