O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (21) uma nova modalidade do PIX, principal forma de transferência de dinheiro no país atualmente. A partir de abril de 2024, estará disponível ao público o “PIX Automático”, que irá viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática.
O serviço poderá ser utilizado para pagamentos de serviços, como energia elétrica, gás, telefone, internet, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre muitos outros exemplos.
Para conseguir usufruir da modalidade, o usuário precisará conceder uma autorização prévia para repetir os pagamentos.
De acordo com o Banco Central, o PIX Automático valerá para empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte.
Leia também: Lula se encontra com o Papa Francisco: "boa conversa sobre a paz no mundo"
"Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população", explicou o Banco Central.
O cronograma é que as publicações das regras do PIX Automático serão publicadas em setembro de 2023. O desenvolvimento do sistema acontecerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Os testes serão em março e o lançamento em abril.
REDES SOCIAIS