Notícias

Advogado reconhece “tom inadequado” de Bolsonaro em reunião, mas diz que fala aconteceu antes da campanha

Tarcísio Vieira defende ex-presidente e afirma que ação contra Bolsonaro é “impostora”


22/06/2023 14h58

No início do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o advogado de Jair Bolsonaro, Tarcísio Vieira, reconheceu que o ex-presidente pode ter usado um tom “inadequado” sobre o sistema eleitoral durante a reunião com embaixadores em julho do ano passado. Mas, ressaltou que o encontro foi antes da campanha, tornando a denúncia mais fraca.

"Está em julgamento a reunião com os embaixadores, muito antes do início do período eleitoral e das eleições, em julho de 2022. O presidente, sim, talvez em um tom inadequado, ácido, excessivamente contundente fez colocações sobre o sistema eleitoral brasileiro, sobre aprimoramentos necessários do sistema de colheita de votos", expôs Vieira.

O TSE iniciou na manhã desta quinta-feira (22) o julgamento da ação que pode tornar Jair Messias Bolsonaro inelegível por oito anos. Os ministros analisam se o ex-presidente da República cometeu abuso de poder durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho de 2022.

Ainda na explanação da defesa, o advogado defendeu que o casa seja enquadrado em uma suposta propagada eleitoral antecipada. Assim, a punição seria apenas de uma multa, e não a perda dos direitos políticos.

Leia também: Governo da Ucrânia realiza reunião com embaixadores do G7 em Kiev

Vieira ainda disse que os ministros devem rejeitar a ação do PDT, e classificou a peça como "impostora" e "fadada ao insucesso". O defensor declarou que opositores de Bolsonaro criaram uma "narrativa" falsa sobre o evento.

Bolsonaro cogitou se apresentar na sede do tribunal, mas decidiu, de última hora, ir ao Rio Grande do Sul.

O caso está sendo julgado no plenário da corte pelos ministros Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo Filho, André Ramos e Floriano de Azevedo. A sessão foi interrompida e voltará na próxima terça (27).

Leia também: Polícia Federal realiza operação contra esquema de fraude em vistos para os EUA

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pai de Neymar recebe voz de prisão após interdição de obra em casa da família de Mangaratiba (RJ)

Destroços do submarino foram encontrados a 500 metros do Titanic; todos os tripulantes morreram

Roda Viva entrevista Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, nesta segunda-feira (26)

Empresa do submarino desaparecido confirma a morte dos cinco passageiros

Inverno: valor da conta de luz pode subir até 35% durante a estação