Notícias

Secretaria da Saúde de SP registra aumento de atendimento por diabetes nos últimos três anos

Foram 17.857 consultas somente em 2023


26/06/2023 18h18

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou 17.857 atendimentos ambulatoriais e hospitalares a pacientes portadores de diabetes somente em 2023. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26), no Dia Nacional do Diabetes.

A doença atinge cerca de 7% da população nacional, de acordo com o Ministério da Saúde, o que representa um número próximo a 15 milhões de pessoas. Com impacto permanente, o diabetes pode levar a sérias complicações na saúde dos portadores.

“A pandemia contribuiu para esse aumento no número de atendimentos relacionados ao Diabetes Mellitus (DM) nos últimos anos. Com o isolamento social, as pessoas ficaram mais sedentárias e passaram a ter hábitos alimentares menos saudáveis. Como consequência, observamos aumento da incidência de sobrepeso e obesidade, condições intimamente ligadas ao desenvolvimento e à piora da evolução da doença,” disse a Dra. Lilian Halcsik Sollitari Gugoni, médica endocrinologista do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Leia mais: Anvisa aprova registro definitivo de vacina bivalente da Moderna contra Covid-19

Para Halcsik, uma das medidas fundamentais à saúde do paciente é o diagnóstico precoce, observando que, por ser uma doença com sintomas de difícil identificação, muitos portadores de diabetes não são diagnosticados.

De janeiro a abril deste ano, os ambulatórios da rede estadual registraram 10.742 atendimentos a pacientes com diabetes e, nos hospitais, foram 7.115 atendimentos. Em comparação, em todo o ano de 2019, foram feitos 12.724 atendimentos ambulatoriais e 22.078 atendimentos hospitalares. Ou seja, os três primeiros meses de 2023 representaram 51,3% dos atendimentos daquele ano.

Em 2021, os atendimentos foram 43.106, um crescimento de 20,9% em relação aos 35.627 atendimentos realizados em 2020.

Em 2022, foram registrados 50.191 atendimentos, o que representa um crescimento de 16,4% em relação ao ano anterior. Esse aumento, pressionado pela pandemia de Covid-19, levou muitas pessoas a abandonarem a rotina, além disso, os números são atribuídos ao consumo de comidas ultraprocessadas e fast food.

Leia também: Ministério da Saúde entrega 400 mil doses de insulina de ação rápida

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Saúde entrega 400 mil doses de insulina de ação rápida

Anvisa aprova registro definitivo de vacina bivalente da Moderna contra Covid-19

Líder do Grupo Wagner afirma que nunca quis derrubar o governo de Putin

Titan: Jovem levou cubo mágico para tentar quebrar recorde mundial em viagem, diz mãe

Após acidente com o tatuzão na zona norte, oito linhas de ônibus são desviadas em São Paulo