O governo da Suíça anunciou, nesta quarta-feira (05), que irá fazer doações em dinheiro para o Fundo Amazônia. A informação foi dada por representantes do país durante a abertura do Fórum Brasil-Suíça de investimentos, que aconteceu no Palácio Itamaraty, em Brasília.
O fundo, formado por recursos internacionais e administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi criado em 2008 e é destinado exclusivamente à proteção e preservação da floresta amazônica.
Embora os valores não tenham sido divulgados, o ministro da Economia, Educação e Pesquisa da Suíça, Guy Parmelin, informou que as primeiras doações devem ocorrer nas próximas semanas.
Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também esteve no evento e agradeceu a doação em comunicado.
“A Suíça está entre os 10 maiores investidores no Brasil, contando com 660 empresas instaladas no país. Recebemos com entusiasmo as perspectivas de doação, por parte da Suíça, de recursos para o Fundo Amazônia”, escreveu.
Leia também: Após incêndio, Zé Celso será submetido a hemodiálise, afirma equipe médica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem reforçando ao longo de sua política externa a importância do fundo e o dever internacional sobre a manutenção do bioma. Em consequência, países como Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e Alemanha também já anunciaram doações ao fundo.
Leia também: Vulcão em erupção coloca região do Peru em estado de emergência
REDES SOCIAIS