Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva recebe o médico oncologista Fernando Maluf nesta segunda-feira (10).

A jornalista Adriana Dias Lopes fala sobre vacina da HPV e pergunta os motivos da taxa de imunização ser tão baixa. Maluf conta que, no passado, todos achavam que preconceito estava entre os principais motivos. Mas isso não é verdade. O médico afirma que a desinformação impede a ida das pessoas aos postos.

“A maior causa é que as pessoas não sabem dessa vacina. E são pessoas das mais diversas classes econômicas do país. O Instituto Vencer o Câncer trabalhou com diversos profissionais para encontrar soluções para uma situação tão complexa. No Brasil, tem áreas que só 30% das crianças são vacinadas”, explica o médico.

Maluf também ressalta a importância da educação nas campanhas de vacinação e que professores podem ajudar ensinando sobre os benefícios da imunização.

Leia também: "Temos dois tipos de diagnósticos no país: o câncer doença e o câncer social”, afirma Fernando Maluf

A apresentadora Vera Magalhães questiona se campanha nas escolas pode aumentar o nível de ataques de negacionistas. O oncologistas diz que o atual governo está trabalhando para aumentar a vacinação.

“Esse governo está trabalhando ativamente para aumentar a aderência vacinal. Mas, o mais importante, é a gente encontrar um ambiente onde a maioria das crianças estejam. Esse ambiente, obviamente, é dentro do colégio. É óbvio que as crianças e os pais tenham a premissa de querer ou não tomar a vacina. Mas nossa impressão é que a maioria dos pais, avós e educadores não sabem a carteira vacinal necessária. Você tendo esse programa educacional, atrelado a um ou dois dias de vacinação, podemos chegar a números melhores”, finaliza.

Assista ao programa completo:


A bancada é formada por Adriana Dias Lopes, editora de saúde do jornal O Globo, Cláudia Collucci, repórter especial da Folha de S.Paulo e mestre em história da ciência, Theo Ruprecht, repórter de ciência e saúde e criador do podcast ‘Ciência Suja’, Gustavo Cabral, imunologista e colunista de saúde do UOL, e Carolina Marcelino, jornalista especializada em saúde.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa é exibido toda segunda-feira partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.