"Fake news matam em larga escala", diz médico fundador do Instituto Vencer o Câncer
Fernando Maluf defendeu a responsabilização e punição de pessoas que compartilham notícias falsas sobre tratamentos médicos sem eficácia comprovada
10/07/2023 23h03
O Roda Viva recebe o médico oncologista Fernando Maluf nesta segunda-feira (10).
Durante a entrevista, o fundador do Instituto Vencer o Câncer lamenta a proliferação de tratamentos alternativos, sem comprovação científica de eficácia, contra a doença.
“As fake news matam, e elas matam em larga escala, porque muita gente lê, muita gente não tem a curadoria da informação e vai absorver aquilo como verdade”, afirma.
Maluf também defende a responsabilização de pessoas ou organizações que propagam notícias falsas sobre tratamentos médicos sem comprovação científica.
“Eu já me deparei com órgãos de imprensa que soltaram a cura do câncer, sem, talvez, terem feito uma checagem muito mais profunda do que deveriam (...) acho que nesse momento atual a gente precisa, literalmente, entender essa informação, checar e orientar a população do melhor jeito possível e, na minha opinião, punir as pessoas que têm espalhado notícias que hoje, outra vez, com toda a questão da mídia digital, se mal direcionadas, ou matam gente ou deixam de curar gente”, comenta.
Participam da bancada de entrevistadores Adriana Dias Lopes, editora de saúde do jornal O Globo; Cláudia Collucci, repórter especial da Folha de S.Paulo e mestre em história da ciência; Theo Ruprecht, repórter de ciência e saúde e criador do podcast ‘Ciência Suja’; Gustavo Cabral, imunologista e colunista de saúde do Uol; e Carolina Marcelino, jornalista especializada em saúde.
As ilustrações ficam a cargo do cartunista, caricaturista e desenhista clássico acadêmico Ricardo Soares.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS