"O cuidado paliativo tem uma conotação muito errada no Brasil", diz médico oncologista
No programa, o médico fala sobre o uso do tratamento nos diferentes tipos de câncer
10/07/2023 23h23
O Roda Viva recebe o médico oncologista Fernando Maluf nesta segunda-feira (10).
Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Maluf também é fundador do "Instituto Vencer o Câncer".
No programa, o médico fala sobre o uso de cuidados paliativos no tratamento contra diferentes tipos de câncer e a resistência de alguns profissionais de optarem por esse tipo de procedimento O especialista afirma que prefere o termo ‘cuidado de suporte’.
“Isso tem melhorado bastante, eu trabalho em centro de excelência: Beneficência Portuguesa, Hospital Albert Einstein e Hcor. Nesses três lugares, nós temos um time de suporte, porque completa algo que eu não faria algo tão bem. Precisamos das equipes que vão se complementando. Certamente, o cuidado de suporte é obrigatório nos grandes centros”, aponta.
“Isso também vem melhorando nas clínicas de oncologia, mas ainda não é ideal, mas a cultura agora vem caminhando. O paliativo no país tem uma conotação errada de terminalidade, e o suporte, na verdade, ele não é empregado apenas em quem tem uma semana de vida", acrescenta.
Em junho, o doutor da Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Hospital Albert Einstein esteve dentre os cerca de 40 mil profissionais de saúde do mundo todo que participaram do encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.
A bancada de entrevistadores conta com: Adriana Dias Lopes, editora de Saúde do Jornal O Globo; Cláudia Collucci, repórter especial da Folha de S.Paulo e Mestre em História da Ciência; Theo Ruprecht , repórter de Ciência e Saúde e criador do podcast Ciência Suja; Gustavo Cabral, imunologista e colunista de Saúde do Uol; Carolina Marcelino, jornalista especializada em Saúde.
As ilustrações da entrevista são do cartunista, caricaturista e desenhista clássico acadêmico Ricardo Soares.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS