O Roda Viva recebe o médico oncologista Fernando Maluf nesta segunda-feira (10).
A apresentadora Vera Magalhães cita os agrotóxicos, antibióticos e hormônios utilizados no agronegócio e produção de carne no Brasil e pergunta se há comprovação que esses produtos aumentam a pré-disposição para o câncer. Maluf conta que os estudos estão em fases precoces, então, não é possível afirmar algo atualmente.
“Temos estudos em fases preliminares que sugerem que agrotóxico pode ter efeito cancerígeno. Fato é que não temos estudos que claramente falam se são ruins. Temos uma suspeita de que todos os alimentos, seja por estímulos hormonais ou preservastes, podem ser causa de câncer”, explica.
Para o #RodaViva, o médico oncologista Fernando Maluf falou sobre o consumo de ultra processados, uso de hormônios em carnes e ovos e o de agrotóxicos em vegetais. Eles podem nos causar câncer?
— Roda Viva (@rodaviva) July 11, 2023
"Não existem estudos claramente resolutivos" pic.twitter.com/SyXORJkHVh
A única certeza que o médico deu é reposição hormonal pode ser fator de risco para câncer, mas nada relacionado a alimentação.
Leia também: "Temos dois tipos de diagnósticos no país: o câncer doença e o câncer social”, afirma Fernando Maluf
Para chegar uma conclusão sobre agrotóxicos, antibióticos e hormônios, o oncologista ressalta que será necessário mais tempo para os estudos.
Assista ao programa completo:
A bancada é formada por Adriana Dias Lopes, editora de saúde do jornal O Globo, Cláudia Collucci, repórter especial da Folha de S.Paulo e mestre em história da ciência, Theo Ruprecht, repórter de ciência e saúde e criador do podcast ‘Ciência Suja’, Gustavo Cabral, imunologista e colunista de saúde do UOL, e Carolina Marcelino, jornalista especializada em saúde.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa é exibido toda segunda-feira partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS