Médico oncologista classifica "vapes" como armas químicas: "problema de saúde mundial"
Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer, afirmou que o artefato deve ser "formalmente combativo"
10/07/2023 23h42
O Roda Viva recebe o médico oncologista Fernando Maluf nesta segunda-feira (10).
Durante a entrevista, o fundador do Instituto Vencer o Câncer alerta sobre o perigo dos cigarros eletrônicos de sabor, conhecidos como “vapes”, muito populares entre a população mais jovem.
“Esse cigarro é um problema de saúde mundial. Tem vários países que colocaram um sinal vermelho nessa proliferação e que estão tomando medidas agressivas para combater isso”, comenta o especialista.
“Quando você olha a literatura, isso é algo novo, mas você já tem nos estudos animais uma comprovação de que o número de substâncias tóxicas, que são mais de mil, são semelhantes ao cigarro, e, pior, você tem junto as substâncias que dão sabor, que também são cancerígenas”, alerta Maluf.
O médico classifica o artefato como “arma química potente”, e diz que ele deve ser “formalmente combatido”.
“A gente tem visto, em algumas situações, exames de imagem do pulmão que são aterrorizadores. São pulmões de pessoas de 60, 70, 80 anos de idade que fumaram a vida inteira, só que em uma tomografia de um jovem de 20 anos”, relata.
Atualmente, é proibida a comercialização, importação ou propaganda dos vapes no Brasil. A proibição foi determinada por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Participam da bancada de entrevistadores Adriana Dias Lopes, editora de saúde do jornal O Globo; Cláudia Collucci, repórter especial da Folha de S.Paulo e mestre em história da ciência; Theo Ruprecht, repórter de ciência e saúde e criador do podcast ‘Ciência Suja’; Gustavo Cabral, imunologista e colunista de saúde do Uol; e Carolina Marcelino, jornalista especializada em saúde.
As ilustrações ficam a cargo do cartunista, caricaturista e desenhista clássico acadêmico Ricardo Soares.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS