Meteorologistas alertam para segunda onda de calor na Europa
Espanha, Grécia e Itália são os países mais afetados pelas altas temperaturas
18/07/2023 10h44
O sul da Europa se prepara para a segunda onda de calor no mês. Com termômetros acusando mais de 40ºC, a segunda ocorrência do evento foi batizada de ‘Caronte’ pela Sociedade Italiana de Meteorologia, em referência ao balseiro de almas da mitologia grega. A primeira recebeu o nome de ‘Cérbero’, cão de guarda do submundo.
Leia mais: Autoridades ucranianas dizem que forças russas atacaram zonas portuárias do país
Acidente entre ônibus e trem deixa cinco feridos no Rio de Janeiro
A Agência Espacial Europeia (ESA), que monitora a temperatura do solo e do mar através de satélites, declarou que Alemanha, França, Itália e Polônia podem enfrentar condições extremas de calor nesta semana.
Em declaração para o Science Media Centre, portal de divulgação científica, Hannah Cloke, cientista climática e professora da Universidade de Reading (Reino Unido), comparou o efeito da onda de calor com um “forno gigante”, explicando que o bolsão de ar quente se estagnou na região do Mediterrâneo, devido às condições de alta pressão no local.
Na Croácia, incêndios se iniciaram na última quinta-feira (13), queimando casas e carros na vila de Grebastica, na costa da Dalmácia. Oficiais disseram à TV local que o fogo foi controlado sexta-feira pela manhã.
A Acrópole de Atenas, uma das atrações turísticas mais populares da Grécia, está com as operações pausadas durante os horários mais quentes do dia para proteger turistas.
Houve registro de temperaturas extremas em outras partes do mundo no último mês, como no sudeste asiático e no norte da África. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), compartilhou em sua conta no Twitter a preocupação com a crise climática, solicitando que líderes mundiais “ajam agora”.
REDES SOCIAIS